A formação de professores, no país, recebe, desde 2009, as contribuições de Programas Institucionais da CAPES/DEB/MEC. Dentre tais programas, destacamos aqueles que atuam em nossa IES, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que recebeu, [...]
Minicurso 02: Abordagem (Steam), Questão Sócio Científica (Qsc) e o Novo Ensino Médio: Possibilidades e Desafios para Formação Inicial e Continuada de Professores (Ver resumo)Minicurso 02: Abordagem (Steam), Questão Sócio Científica (Qsc) e o Novo Ensino Médio: Possibilidades e Desafios para Formação Inicial e Continuada de Professores (Ver resumo)NO CENÁRIO EDUCACIONAL, É EVIDENTE A NECESSIDADE DE SUPERAÇÃO DE DESIGUALDADES EDUCACIONAIS NAS DIFERENTES ETAPAS E MODALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. POR ISTO, SÃO EMERGENCIAIS ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS QUE COLOCAM O FOCO DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NO APRENDIZ, ENVOLVENDO-O NA APRENDIZAGEM POR DESCOBERTA, INVESTIGAÇÃO, POR PROJETOS OU RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, E ESTIMULANDO O TRABALHO CRÍTICO, COLABORATIVO, PROATIVO E INTEGRATIVO. NESSE CONTEXTO, A PROPOSTA DE ATIVIDADE TEM A INTENÇÃO DE APRESENTAR ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS, INTEGRANDO ABORDAGEM METODOLÓGICA BASEADA EM ARTES, CIÊNCIAS, TECNOLOGIA, ENGENHARIA E MATEMÁTICA (STEAM), A PARTIR DE QUESTÕES SÓCIO CIENTÍFICA (QSC) NO ENSINO DE CONTEÚDOS ESCOLARES, NUMA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DOS ESTUDANTES, BEM COMO COLABORAR COM A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. NESSA PERSPECTIVA, SE INSERE A ABORDAGEM STEAM, QUE SURGE DA NECESSIDADE DE COLOCAR A CIÊNCIA A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM FOCO NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS E REFLEXIVOS, PERANTE OS DESAFIOS DO SÉCULO 21. A LITERATURA CIENTÍFICA REPORTA QUE A ABORDAGEM STEAM POSSIBILITA ARTICULAR O ENSINO COM A PESQUISA E EXTENSÃO, ALÉM DE DIALOGAR COM AS QUESTÕES ESPECÍFICAS DA COMUNIDADE ESCOLAR ARTICULADA AO DESIGNER DA INTEGRAÇÃO DOS SABERES, POPULARES, ESCOLARES E CIENTÍFICOS. NESSE SENTIDO, A PROPOSTA DE MINICURSO OBJETIVA MOSTRAR SEGUNDO A LITERATURA CIENTÍFICA QUE A INTEGRAÇÃO DAS ÁREAS DOS CONHECIMENTOS É UMA FERRAMENTA VALIOSA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, BEM COMO PARA A COMPREENSÃO DOS DESAFIOS DO SÉCULO 21. A ABORDAGEM STEAM SE INSERE COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA PARA COLABORAR COM A RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES COMPLEXAS, CUJAS RESPOSTAS DEPENDEM DO CONHECIMENTO ORIUNDO DE DIFERENTES ÁREAS, BEM COMO DA UNIÃO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DE PROFISSIONAIS VARIADOS, DESDE ENGENHEIROS, FÍSICOS, BIÓLOGOS, MATEMÁTICOS, QUÍMICOS, GEÓGRAFOS, ECONOMISTAS, CIENTISTAS SOCIAIS, DESIGNERS E MUITOS OUTROS. O PERCURSO METODOLÓGICO DA PROPOSTA DE MINICURSO SERÁ CONSTITUÍDO POR MOMENTOS CONSECUTIVOS: PRIMEIRO MOMENTO SERÁ APRESENTADO E DISCUTIDOS ALGUNS REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS SOBRE AS QUESTÕES SÓCIO CIENTÍFICA E ABORDAGEM STEAM PARA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES; NO SEGUNDO MOMENTO SERÃO APRESENTADAS ALGUMAS QUESTÕES SÓCIO CIENTÍFICA DE ABRANGÊNCIA NACIONAL, REGIONAL E LOCAL. NO TERCEIRO MOMENTO O MEDIADOR DA PROPOSTA IRÁ DIRECIONAR O OLHAR PARA O NOVO ENSINO MÉDIO, MOSTRANDO QUE O USO DESSES REFERENCIAIS PODERÃO SER FERRAMENTAS VALIOSAS PARA CONSTRUÇÃO DOS PLANEJAMENTOS DE CONTEÚDO ESPECÍFICOS DA BNCC, ITINERÁRIOS, DISCIPLINAS ELETIVAS E PROJETOS DE VIDA. |
0 vagas. | |
Minicurso 03: Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências: Interfaces Educacionais no Meio Social (Ver resumo)Minicurso 03: Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências: Interfaces Educacionais no Meio Social (Ver resumo)ESTE MINICURSO CONSISTE EM CORROBORAR O PROCESSO FORMATIVO DO PROFESSOR, AO PROMOVER A COMPREENSÃO E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS QUE PODEM INFLUENCIAR POSITIVAMENTE A INTERATIVIDADE E ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES AO REALIZAR ATIVIDADES INTERATIVAS QUE INTEGRA ELEMENTOS DA METODOLOGIA ATIVA DE GAMIFICAÇÃO. NESTA PERSPECTIVA A PROPOSTA A SER SUBMETIDA PROVOCARÁ UMA REFLEXÃO DA PRÁTICA METODOLÓGICA ANCORADA NAS HABILIDADES TECNOLÓGICAS E CRIATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE ATIVIDADES. PARA TANTO, FAZ-SE NECESSÁRIO A INDUÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE ATIVIDADES INTERATIVAS UTILIZANDO O QUIZIZZ E DO GENIALLY COM BASE NO CONTEXTO REAL DE CADA PROFESSOR PARTICIPANTE CONFORME A ÁREA DE CONHECIMENTO QUE ATUA. TENDO COMO OBJETIVO CONSTRUIR ATIVIDADES INTERATIVAS ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS CORROBORANDO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR COM O INTUITO DA APLICABILIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO OU HÍBRIDO. A EDUCAÇÃO TEM-SE RECONFIGURADO EM SEUS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM E CURRÍCULO, QUE TEM DEMANDADO CONSTANTEMENTE RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA SOB O OLHAR DO PROFESSOR. COM ISSO, MUITOS PROFISSIONAIS TÊM BUSCADO FORMAÇÕES CONTINUADAS, PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS, CURSOS DE CURTA DURAÇÃO, TUTORIAIS DIGITAIS QUE ORIENTEM A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS E NÃO EDUCACIONAIS, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM, OBJETOS DE APRENDIZAGEM, JOGOS DIGITAIS E ENTRE OUTROS, QUE POSSAM AGREGAR NO PLANEJAMENTO DA AULA E PROMOVA A PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO DO ESTUDANTE ACERCA DO OBJETO DO CONHECIMENTO TRABALHADO NA AULA. DIANTE DESSAS PERCEPÇÕES, PENSAMOS EM PROJETAR UM MINICURSO PAUTADO NO EMBASAMENTO TEÓRICO E REFLEXIVO, AO ADICIONAR NOVOS CONHECIMENTOS SOBRE OS RECURSOS DIGITAIS. NESTE, PRETENDEMOS DESENVOLVER O SEGUINTE PERCUSO METODOLOGICO: ASPECTOS TEÓRICOS VOLTADOS AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO E SEUS DESDOBRAMENTOS; EXCLUSÃO DIGITAL; FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUANTO AO USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO; METODOLOGIAS DE ENSINO CENTRADAS NO PROTAGONISMO DO ALUNO; RECURSOS DIGITAIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS. POSSIBILITANDO QUE DOCENTES SE SINTAM ENCORAJADOS QUANTO AO USO DA TECNOLOGIA, ASSUMINDO SEU PAPEL COMO MEDIADOR, PERMITINDO QUE OCORRA UMA MAIOR FLEXIBILIZAÇÃO DIANTE DAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS E DE AVALIAÇÃO TANTO NO MOMENTO DE ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO, COMO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO, EM VIRTUDE DA IMPREVISIBILIDADE E INCERTEZA, BEM COMO NA BUSCA POR ESTRATÉGIAS DE ENSINO. VALE RESSALTAR, QUE NO CENÁRIO ATUAL, A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PASSOU A SER UM COMPONENTE DE GRANDE RELEVÂNCIA NO QUE SE REFERE ÀS FORMAS DE OFERTAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEAS. AS METODOLOGIAS ATIVAS VEM SE DESTACANDO COMO MÉTODO PARA O ENSINO REMOTO E ENSINO HÍBRIDO, PROVOCANDO A PARTICIPAÇÃO, INTERAÇÃO E INTERATIVIDADE DOS ESTUDANTES NO PROCESSO DE ENSINO E TORNANDO O ESTUDANTE COMO PROTAGONISTA DA PRÓPRIA APRENDIZAGEM AO DESENVOLVER HABILIDADES ACERCA DA AUTONOMIA, CRIATIVIDADE, RESPONSABILIDADE, COLABORAÇÃO E CRITICIDADE. |
19 vagas. | |
Minicurso 05: Os Letramentos e a Ressignificação do Processo de Ensino/Aprendizagem nos Tempos Atuais (Ver resumo)Minicurso 05: Os Letramentos e a Ressignificação do Processo de Ensino/Aprendizagem nos Tempos Atuais (Ver resumo)É NÍTIDO QUE A ESCOLA MUDOU E QUE OS DOIS ÚLTIMOS ANOS PANDÊMICOS PROPORCIONARAM UM GRANDE IMPACTO NO QUE TANGE AO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM ESCOLAR, INQUIETANDO E ANGUSTIANDO, PROFESSORES E ESTUDANTES. NO ENTANTO, PARA ALÉM DE ANGÚSTIAS, A PANDEMIA TROUXE MUITOS ENSINAMENTOS, E, NO CONTEXTO ESCOLAR, NÃO SERIA DIFERENTE, POR EXEMPLO, APRENDEMOS A UTILIZAR OS APARATOS TECNOLÓGICOS, DE MODO MAIS INTENSO, PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS; COMPROVAMOS QUE AS METODOLOGIAS ATIVAS SÃO EXTREMAMENTE EFICAZES, SOBRETUDO QUANDO PENSAMOS EM ENSINO REMOTO; ESTAMOS APRENDENDO, TAMBÉM, A LIDAR COM O ENSINO HÍBRIDO. EM SÍNTESE, CONSTATAMOS QUE A DINÂMICA DO “APRENDER PARA ENSINAR” TORNOU-SE AINDA MAIS NECESSÁRIA. NESSA PERSPECTIVA, ESTE MINICURSO OBJETIVA REFLETIR SOBRE COMO OS LETRAMENTOS E OS MULTILETRAMENTOS TÊM SIDO ABORDADOS NAS PRÁTICAS DE SALA DE AULA PRESENCIAL E/OU VIRTUAL E SOBRE SUA IMPORTÂNCIA NA RESSIGNIFICAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NO CONTEXTO ATUAL. |
5 vagas. | |
Minicurso 08: Uso de Jogos no Ensino de Ciências da Natureza (Ver resumo)Minicurso 08: Uso de Jogos no Ensino de Ciências da Natureza (Ver resumo)O NOSSO MINICURSO SE PROPÕEM A DISCUTIR DISCUTIR E PROPOR ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O USO DE JOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, DE MODO A PROMOVER OS CONCEITOS CIENTÍFICOS DE FORMA LÚDICA E CONTEXTUALIZADA, COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO QUE FOMENTE O ESPÍRITO INVESTIGATIVO E PARTICIPATIVO DOS ESTUDANTES. O NOSSO MINICURSO IRÁ UTILIZAR UMA METODOLOGIA DIDÁTICA E REFLEXIVA FOCADA NO LÚDICO. NA PRIMEIRA PARTE DO MINICURSO, PRETENDEMOS TRABALHAR O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS JOGOS DIDÁTICOS NAS PLATAFORMAS ACIMA CITADAS, DISCUTINDO TODAS AS ETAPAS DE ELABORAÇÃO E O LAYOUT FINAL DE VISUALIZAÇÃO. NA SEGUNDA ETAPA, ABORDAREMOS AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PROPORCIONADAS PELOS JOGOS DURANTE AS AULAS, PERPASSANDO A PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL, ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E APLICAÇÃO PRÁTICA DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS. |
41 vagas. | |
Minicurso 09: Arte na BNCC: Discutindo Possibilidades de Trabalho na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Ver resumo)Minicurso 09: Arte na BNCC: Discutindo Possibilidades de Trabalho na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Ver resumo)DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC - (2017), O COMPONENTE ARTE ESTÁ CENTRADO NAS SEGUINTES LINGUAGENS: AS ARTES VISUAIS, A DANÇA, A MÚSICA E O TEATRO. ESSAS LINGUAGENS ARTICULAM SABERES REFERENTES A PRODUTOS E FENÔMENOS ARTÍSTICOS E ENVOLVEM AS PRÁTICAS DE CRIAR, LER, PRODUZIR, CONSTRUIR, EXTERIORIZAR E REFLETIR SOBRE FORMAS ARTÍSTICAS. A SENSIBILIDADE, A INTUIÇÃO, O PENSAMENTO, AS EMOÇÕES E AS SUBJETIVIDADES SE MANIFESTAM COMO FORMAS DE EXPRESSÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM ARTE. A APRENDIZAGEM DE ARTE PRECISA ALCANÇAR A EXPERIÊNCIA E A VIVÊNCIA ARTÍSTICAS COMO PRÁTICA SOCIAL, PERMITINDO QUE OS ALUNOS SEJAM PROTAGONISTAS E CRIADORES. A PROPOSTA DO MINICURSO ARTE NA BNCC: DISCUTINDO POSSIBILIDADES DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVA CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E/OU FUTUROS PROFESSORES DE MODO QUE ELES SEJAM CAPAZES DE ELABORAR PROJETOS INTERDISCIPLINARES OU SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS QUE LEVEM O ALUNO A: EXPLORAR, CONHECER, FRUIR E ANALISAR CRITICAMENTE PRÁTICAS E PRODUÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS DO SEU ENTORNO SOCIAL, DOS POVOS INDÍGENAS, DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS BRASILEIRAS E DE DIVERSAS SOCIEDADES, EM DISTINTOS TEMPOS E ESPAÇOS, PARA RECONHECER A ARTE COMO UM FENÔMENO CULTURAL, HISTÓRICO, SOCIAL E SENSÍVEL A DIFERENTES CONTEXTOS E DIALOGAR COM AS DIVERSIDADES. AINDA, QUE LEVEM O ALUNO A COMPREENDER AS RELAÇÕES ENTRE AS LINGUAGENS DA ARTE E SUAS PRÁTICAS INTEGRADAS, INCLUSIVE AQUELAS POSSIBILITADAS PELO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, PELO CINEMA E PELO AUDIOVISUAL, NAS CONDIÇÕES PARTICULARES DE PRODUÇÃO, NA PRÁTICA DE CADA LINGUAGEM E NAS SUAS ARTICULAÇÕES. ATRAVÉS DE UMA AULA EXPOSITIVA MINISTRADA PELA AUTORA E CO-AUTORA, SERÃO APRESENTADOS OS OBJETIVOS DO ENSINO DE ARTES PROPOSTOS PELA BNCC, AS DIMENSÕES DO ENSINO DE ARTE, A ARTE NAIF COMO POSSIBILIDADE DE TRABALHO E UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA PELAS AUTORAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. COMPREENDE-SE QUE É NO PERCURSO DO FAZER ARTÍSTICO QUE OS ALUNOS CRIAM, EXPERIMENTAM, DESENVOLVEM E PERCEBEM UMA POÉTICA PESSOAL. OS CONHECIMENTOS, PROCESSOS E TÉCNICAS PRODUZIDOS E ACUMULADOS AO LONGO DO TEMPO CONTRIBUEM PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DOS SABERES E DAS PRÁTICAS ARTÍSTICAS. ELES POSSIBILITAM COMPREENDER AS RELAÇÕES ENTRE TEMPOS E CONTEXTOS SOCIAIS DOS SUJEITOS NA SUA INTERAÇÃO COM A ARTE E A CULTURA. |
38 vagas. | |
Minicurso 11: Geografias da Caa Puêra Expressões Culturais e Afrodescendetes no Contexto Escolar (Ver resumo)Minicurso 11: Geografias da Caa Puêra Expressões Culturais e Afrodescendetes no Contexto Escolar (Ver resumo)A PRESENTE PROPOSTA DE TRABALHO TRAZ COMO TEMÁTICA DE DISCUSSÃO AS POTENCIALIDADES DA UTILIZAÇÃO DA CAPOEIRA ENQUANTO PRÁTICA ASSOCIADA AO ENSINO DA GEOGRAFIA, NO TOCANTE A FORMAÇÃO ÉTNICA- SOCIAL DO BRASIL, AS QUESTÕES CULTURAIS, VISANDO A IMPORTÂNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DA CAPOEIRA NO ENSINO DE GEOGRAFIA DE ACORDO COM A LEI 10.639/2003, NA QUAL TORNA OBRIGATÓRIO O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA EM TODAS AS ESCOLAS DO PAÍS, SEJAM PÚBLICAS OU PARTICULARES. LEVANDO PARA SALA DE AULA ENQUANTO FOCO PRINCIPAL COMBATER AO PRECONCEITO RACIAL, SOCIAL E CULTURAL, ELEVANDO A AUTO ESTIMA DE CADA INDIVÍDUO NA SOCIEDADE DESDE SUA INFÂNCIA A ADOLESCÊNCIA AUXILIANDO NA CONSTRUÇÃO, CONHECIMENTO E COMPREENSÃO DA IDENTIDADE SÓCIO CULTURAL BRASILEIRA, COM INTUITO DE REAPROXIMAR A ESCOLA DAS CULTURAS POPULARES, RESSALTANDO A IMPORTÂNCIA DA CULTURA NEGRA NA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA COM SUAS DIVERSAS CONTRIBUIÇÕES. |
47 vagas. |