Missão

O ENID e o PARFOR são espaços que visam congregar as práticas de professores, licenciandos e alunos da Educação Básica voltadas para a qualidade dos processos formativos nas escolas e universidade. Visa estimular a formação de professores com caráter inovador e tecnológico; incentivar a produção acadêmica de propostas para atender as demandas educacionais das escolas públicas.


Objetivo

Promover ações de caráter inovador e interdisciplinar para a formação de professores para a educação básica no Estado da Paraíba; oportunizar discussões que valorizem as práticas docentes para a formação inicial de professores nos cursos de licenciatura da UEPB; aproximar as produções da universidade e da escola de educação básica para a produção de conhecimentos voltadas para o atendimento das demandas formativas.


Histórico

O Encontro de Iniciação à Docência (ENID) da Universidade Estadual da Paraíba é um evento, de periodicidade anual, envolvendo os cursos de Licenciatura. O evento ENID, constou de 350 participantes na sua primeira versão e de forma abrupta atingiu 900 participantes na segunda, e última, versão. Foram participantes os professores da Educação Básica, alunos de licenciatura e alunos de pós-graduação em diferentes áreas de ensino e pesquisa. Deve ser ressaltado que o PIBID nos anos de 2011 e 2012, foi executado com quatro subprojetos (Física, Química, Biologia e Matemática), apenas no campus I (Campina Grande-PB), contemplando as áreas relacionadas às Ciências da Natureza e Matemática.


Estrutura e funcionamento atual

A coordenação institucional, juntamente com a coordenação de gestão do PIBID, estão alocadas em sala junto à Pró-Reitoria de Ensino e Graduação no Campus I (Campina Grande) com funcionamento de segunda-feira a sexta-feira entre 08h-12h e 14h-17h. O projeto é composto por 20 subprojetos com 324 bolsistas, distribuídos entre as categorias de coordenação de área e gestão, supervisão e iniciação à docência. As atividades do PIBID/UEPB dividem-se entre os campi situados em Campina Grande, Monteiro, Catolé do Rocha e Guarabira. Cada subprojeto possui uma sala para a realização de reuniões e planejamento das atividades do grupo. O Programa conta, ainda, com um espaço de convivência com computadores e impressoras para a realização de atividades em colaboração e para os encontros mensais com a coordenação institucional.


Coordenação

Paula Almeida de Castro - Coordenadora Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência – UEPB
Alessandro Frederico da Silveira - Coordenador de Área – Subprojeto Física
Antônio Nóbrega de Sousa - Coordenador de Área – Subprojeto Química
Magliana Rodrigues da Silva - Coordenador de Área – Subprojeto Letras (Português)
Márcia Adelino da Silva Dias - Coordenador de Área – Subprojeto Biologia
Núbia do Nascimento Martins - Coordenador de Área – Subprojeto Matemática