CANAIS DIRETO DE ATENDIMENTO

1 Envie seu e-mail pelo formulário de contato. Clique aqui!
2 Atendimento por telefone.
(83) 33412299
3 Chat on-line.
Clique aqui!

Antes de entrar em contato recolha todos os dados necessários da sua dúvida. Agradecemos seu contato!

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Seg. à Sex. de 08h às 12h e 13h às 17h.
Sábados, Domingos e Feriados toda solicitação deverá ser enviada pelo e-mail contato@enid.com.br.

EFETUOU CADASTRO E ESQUECEU SUAS CREDENCIAIS?

Grupos de Trabalhos


Descrição: O GT incita as reflexões acerca do ensino de Biologia na educação básica a partir da perspectiva do ensino médio inovador (EMI), tendo como proposta a utilização de estratégias didáticas diversificadas na abordagem dos conteúdos em aula e os relatos de experiências exitosas de ensino, pesquisa e extensão na educação básica.
Coordenação: Márcia Adelino

Descrição: Objetiva compreender a formação de professores de Educação Física, a partir do cotidiano escolar e suas interfaces com os currículos das licenciaturas em Educação Física no Brasil. Discute, ainda, as diretrizes nacionais em consonância com os Projetos Pedagógicos das escolas, e estabelece uma relação da escola com a pesquisa para a formação do professor de Educação Física.
Coordenação: Goretti Lisboa

Descrição: Este GT discute abordagens da Filosofia com interface no campo da Educação, bem como os métodos e as metodologias do Ensino de Filosofia, fundamentados nas práticas e nas teorias voltadas para o exercício do trabalho docente.
Coordenação: Valmir Pereira

Descrição: A vivência da escola junto ao professor já experiente tem proporcionado um novo olhar sobre o processo de formação inicial e continuada. Assim, o ato de planejar aulas, elaborar sequências didáticas, além da ação interventiva na sala de aula vem trazendo um crescimento no âmbito educacional, tanto para os bolsistas, futuros professores, como para os supervisores e professores efetivos da escola. Esse GT tem por objetivo socializar, através de artigos científicos e relatos de experiências, atividades desenvolvidas por bolsistas e supervisores dos subprojetos de Física do PIBID e professores de Física da Educação Básica, acerca das diversas abordagens metodológicas por eles desenvolvidas nas escolas, em especial nas aulas de Física do ensino médio e os reflexos dessas para a sua formação docente
Coordenação: Alessandro Frederico; Ruth Melo

Descrição: Este GT objetiva refletir sobre a formação inicial para o ensino de Geografia, os saberes do professor, o seu papel e as práticas de ensino de Geografia, enfocando o referencial teórico-prático das metodologias de ensino, as tecnologias, linguagens e recursos didáticos aplicados ao ensino de Geografia.
Coordenação: Josandra Barreto; Cléoma Toscano Henriques

Descrição: Neste GT pretendemos realizar discussões sobre aquisição de competências e habilidades demandadas para o desempenho docente nos níveis fundamental e médio. Dessa forma, esperamos contemplar reflexões teóricas associadas às práticas de aula de História possibilitando o levantamento de problematizações sobre os conceitos de história, historiografia, educação, cidadania e ensino de história. Além disso, pretendemos discutir as possibilidades das novas linguagens no ensino de História, os recursos didáticos; os construtores de subjetividades e finalmente a refletir sobre as temáticas que envolvem a elaboração de oficinas didáticas.
Coordenação: Auricélia Pereira; João Batista Gonçalves Bueno

Descrição: Este GT congrega trabalhos com foco no complexo processo de ensino-aprendizagem de espanhol-língua estrangeira e seus desdobramentos: formação de professores; o papel do lúdico; tecnologias mediadoras; estratégias; ferramentas; políticas linguísticas; análise, seleção e confecção de material didático, dentre outros.
Coordenação: Gilda Ribeiro; Cristina Bongestab

Descrição: A busca por caminhos que conduzam a uma prática docente efetiva perpassa pela necessidade de momentos de reflexão sobre o próprio fazer docente. Tomando como base esta atitude importante e necessária para o profissional da educação, mais especificamente o professor de língua inglesa, este grupo visa proporcionar momentos de discussão acerca das experiências de professores desta disciplina, considerando a relação entre prática docente e sua construção identitária.
Coordenação: Telma Ferreira; Rosangela Neres

Descrição: Esse GT tem como objetivo congregar discussões em torno do ensino de língua e literatura no contexto da relação entre as teorias estudadas no âmbito acadêmico e a prática docente efetivada nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. Norteamos nossas discussões a partir de uma perspectiva sócio-interacionista e da estética da recepção. Desse modo, discutiremos os processos de leitura, letramento literário e escrita num ambiente escolar que permita a formação dos alunos para o pleno exercício da cidadania. Compreendemos que a escola precisa prepará-los para interagir na sociedade de forma crítica e transformadora. Isso exige pensar esses três processos no universo interdisciplinar, no qual efetivamente leitores e escritores estão inseridos e interagem através da linguagem. Assim, esse GT acolhe trabalhos voltados para o ensino de língua e literatura na escola com foco na leitura, letramento literário e escrita, e para o redirecionamento do ensino de gramática, no sentido de que o ensino desta disciplina ultrapasse os limites da frase isolada para a abordagem da gramática contextualizada.
Coordenação: Marcelo Medeiros; Magliana Rodrigues; Eneida Dornelas; Eliene Fernandes

Descrição: Os subprojetos de Matemática da UEPB vêm realizando atividades que envolvem conhecimento do ambiente escolar e seu funcionamento, aplicação de estratégias de ensino, desenvolvimento de metodologias, investigações, oficinas, minicursos e seminários utilizando inovações tecnológicas com o objetivo de aperfeiçoar o processo formativo dos professores em matemática e contribuir com o aumento do nível de aprendizagem dos alunos da escola pública nesta área. Desta forma, o GT, pretende abrigar trabalhos e discussões que envolvam a reflexão sobre estas e outras experiências ligadas a docência em Matemática.
Coordenação: Maria da Conceição Fernandes; José Luiz Cavalcante

Descrição: Esse GT propõe uma revisão das áreas do conhecimento e seus reflexos sobre o processo de ensino-aprendizagem, tendo a interação professor-aluno como norteador da aprendizagem. Ao compreender a escola como um espaço de construção coletiva, discute o projeto político pedagógico como princípio norteador das práticas de ensino. Amplia o debate sobre os projetos e programas educacionais desenvolvidos nas escolas voltados para a melhoria da qualidade dos processos e índices educacionais
Coordenação: Elisabete Vale; Débora Benício

Descrição: Este GT tem como objetivo ampliar o debate em torno da temática sobre as diferentes possibilidades de atuação docente na área de Química. Envolve as práticas de investigação voltadas para a implementação de inovações educacionais no Ensino de Química, sobretudo, que visam a promoção da educação química para a cidadania, a inserção de jogos e atividades lúdicas no ensino e no uso novas tecnologias da informação para a docência
Coordenação: Antônio Nóbrega de Sousa

Descrição: A Coordenação de Gestão no PIBID apoia a Coordenação Institucional nas funções de desenvolvimento do projeto que lhe forem atribuídas. Dessa forma o objetivo desse GT é criar um espaço de divulgação e debates sobre o apoio da Gestão no PIBID, que problematizem suas experiências vividas no suporte das Coordenações de Área em cada campus e da Coordenação Institucional. Também será o espaço de busca parcerias e colaborações para as atividades relacionadas à Gestão do PIBID
Coordenação: Juarez Nogueira Lins; Morgana Lígia Farias de Freire

Descrição:O GT se propõe a acolher trabalhos frutos de pesquisas e de experiências pedagógicas que problematizem os seguintes temas: Educação Popular; Alfabetização e Letramento em EJA; Processos de Leitura e Escrita em EJA; Políticas Públicas Educacionais em EJA; Formação Docente, Práticas Educativas e Processos de Ensino-Aprendizagem em EJA; Currículo em EJA; Avaliação em EJA; Estudos Culturais e EJA; Educação em espaços de restrição e privação de liberdade.
Coordenação: Valdecy Margarida da Silva

Descrição: O GT tem como proposta integrar trabalhos voltados para a consolidação da relação entre ensino e pesquisa lançando mão das discussões em torno da condição de professor/ pesquisador/reflexivo. Visa refletir criticamente sobre o rigor e a qualidade necessárias para o desenvolvimento de pesquisas que fomentem a relação entre a teoria e a prática docente.
Coordenação: Luiz Paulo Cruz Borges

Descrição:A proposta deste GT inclui os estudos sobre os saberes e práticas que se conectem pela perspectiva descrita pelos sujeitos revelando o dia a dia do cotidiano escolar. A vida escolar é permeada por interações, tarefas, produção do conhecimento, normas e vivências. Na tentativa de delinear as funções e os sentidos da escola objetiva-se destacar os trabalhar que discutem a formação docente revelando as interfaces que envolvem este processo.
Coordenação: Paula Almeida de Castro

TOP

A wonderful serenity has taken possession of my entire soul, like these sweet mornings of spring which I enjoy with my whole heart. I am alone, and feel the charm of existence in this spot, which was created for the bliss of souls like mine.

I am so happy, my dear friend, so absorbed in the exquisite sense of mere tranquil existence, that I neglect my talents. I should be incapable of drawing a single stroke at the present moment; and yet I feel that I never was a greater artist than now.

When, while the lovely valley teems with vapour around me, and the meridian sun strikes the upper surface of the impenetrable foliage of my trees, and but a few stray gleams steal into the inner sanctuary, I throw myself down among the tall grass by the trickling stream; and, as I lie close to the earth, a thousand unknown plants are noticed by me: when I hear the buzz of the little world among the stalks, and grow familiar with the countless indescribable forms of the insects and flies, then I feel the presence of the Almighty, who formed us in his own image.

Duis dictum tristique lacus, id placerat dolor lobortis sed. In nulla lorem, accumsan sed mollis eu, dapibus non sapien. Curabitur eu adipiscing ipsum. Mauris ut dui turpis, vel iaculis est. Morbi molestie fermentum sem quis ultricies. Mauris ac lacinia sapien. Fusce ut enim libero, vitae venenatis arcu. Cras viverra, libero a fringilla gravida, dolor enim cursus turpis, id sodales sem justo sit amet lectus. Fusce ut arcu eu metus lacinia commodo. Proin cursus ornare turpis, et faucibus ipsum egestas ut. Maecenas aliquam suscipit ante non consectetur. Etiam quis metus a dolor vehicula scelerisque.

Nam elementum consequat bibendum. Suspendisse id semper odio. Sed nec leo vel ligula cursus aliquet a nec nulla. Sed eu nulla quam. Etiam quis est ut sapien volutpat vulputate. Cras in purus quis sapien aliquam viverra et volutpat ligula. Vestibulum condimentum ultricies pharetra. Etiam dapibus cursus ligula quis iaculis. Mauris pellentesque dui quis mi fermentum elementum sodales libero consequat. Duis eu elit et dui varius bibendum. Sed interdum nisl in ante sollicitudin id facilisis tortor ullamcorper. Etiam scelerisque leo vel elit venenatis nec condimentum ipsum molestie. In hac habitasse platea dictumst. Sed quis nulla et nibh aliquam cursus vitae quis enim. Maecenas eget risus turpis.