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Normas de Submissão de Trabalho

Confira os prazos

Período

Descrição

Até 10 de Agosto de 2015 Limite submissão trabalho
Até 07 de Agosto de 2015 Resultado Final da avaliação dos trabalhos

INSTRUÇÕES GERAIS

AUTOR PRINCIPAL: Apenas o autor principal submete o trabalho.

COAUTOR: Apenas o autor principal pode indicar os coautores do trabalho, caso o mesmo esteja cadastrado no sistema.

DATA DE ENVIO DE TRABALHO: Impreterivelmente, a meia-noite do dia 10 de Agosto de 2015 (horário de Brasília).

IMPORTANTE:  Não serão aceitos, em nenhuma hipótese, trabalhos enviados por e-mail.

IDIOMAS: Português

MODALIDADE: Comunicação Oral e Pôster.

Comunicação Oral: Submissão em artigo completo de pesquisa concluída. O trabalho será apresentado sob a forma de comunicação oral.

Pôster: Submissão em resumo de pesquisa em andamento. Os trabalhos serão expostos sob a forma de pôster.

IMPORTANTE:  O autor poderá indicar a forma de apresentação pretendida, porém, a comissão científica reserva-se ao direito de reclassificar o eixo temático e modalidade selecionada do trabalho enviado.

EIXO TEMÁTICO (GT): Cada proposta de trabalho deverá estar vinculada a apenas um dos eixos temáticos relacionados abaixo:

  • GT1 - A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão
  • GT2 - A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores
  • GT3 - Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia
  • GT4 - Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio
  • GT5 - Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
  • GT6 - Ensino de História e formação docente
  • GT7 - Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira
  • GT8 - Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada
  • GT9 - Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
  • GT10 - Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
  • GT11 - O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica
  • GT12 - Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
  • GT13 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas
  • GT14 - Formação Docente: Saberes, Sujeitos e Práticas

ARQUIVO DO TRABALHO: O arquivo deverá ser adicionado na plataforma de submissão, conforme normas estabelecidas no item MODALIDADE.

IMPORTANTE: Não serão aceitos trabalhos sem o arquivo anexado.

DATA E HORÁRO DE APRESENTAÇÃO: Os trabalhos devem ser apresentados na data, horário e local definidos e divulgados no site do evento.

MODIFICAÇÃO DE PARTICIPANTES: Não será permitida a inserção de participantes na plataforma online, após a submissão de trabalhos, sejam eles coautores e/ou orientador.

MODIFICAÇÃO DE ARQUIVO DE TRABALHO: Não será permitida a troca de arquivo na plataforma online, após a submissão do trabalho.

IMPORTANTE: Todos os trabalhos submetidos para o V ENID devem ser cuidadosamente revisados antes da submissão. Trabalhos que estiverem fora das normas serão automaticamente desclassificados.

INSCRIÇÃO

Não há restrição de quantidade de participantes por trabalho como também não há restrição de quantos trabalhos poderão ser submetidos por cada inscrito, seja na condição de autor ou de coautor.

PREENCHIMENTO DO RESUMO: No preenchimento dos dados na plataforma de submissão é solicitada a digitação (é também permitida a função de copiar e colar a partir de um arquivo de texto) de um resumo com no mínimo 250 e no máximo 500 palavras, sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza.

PALAVRAS-CHAVE: 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave.

ARQUIVO DO TRABALHO: Não serão aceitos trabalhos sem o arquivo anexado.

TAMANHO DO ARQUIVO DO TRABALHO: Não serão aceitos trabalhos com tamanho superior a 2 mega bytes(2MB).

IMPORTANTE: O arquivo deverá ser adicionado na plataforma de submissão, conforme normas estabelecidas no item MODALIDADE.

CONDIÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO EM TRABALHO: O autor e coautores deverão efetuar o cadastro no site do evento antes da submissão do trabalho.

MODALIDADE COMUNICAÇÃO ORAL

Submissão em Artigo de pesquisa concluída. O trabalho será apresentado sob a forma de comunicação oral.

ESTRUTURA DO ARTIGO:

O artigo deverá ser digitado no programa Microsoft WORD 2010 ou inferior, para Windows, utilizando formato A4, deverá ter no mínimo 8 (oito) páginas e no máximo 12 (doze) páginas, margens superior e inferior de 3 cm, esquerda e direita de 2 cm (incluindo referências, de acordo com as normas da ABNT).

IMPORTANTE: Citações de trabalhos extraídos de Resumos e Abstracts, publicações no prelo e comunicação pessoal não são aceitas na elaboração do Artigo.

Título:  letras maiúsculas, negrito, centralizado e regular, fonte TIME NEW ROMAN tamanho 14. Deixar 1 linha em branco após o título.

Autores:  inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), apenas as iniciais em maiúsculas, centralizado e regular, fonte TIME NEW ROMAN tamanho 12. Deixar 1 linha em branco após a indicação de autoria do trabalho.

Afiliação autores:  inserir nome completo da instituição de origem, centralizado e itálico, fonte TIME NEW ROMAN tamanho 10, seguido do e-mail. Deixar 1 linha em branco após a indicação da afiliação.

Resumo do artigo:  deverá ter no máximo 250 palavras, parágrafo único, justificado, regular e coluna única, fonte TIME NEW ROMAN tamanho 11, espaço simples entrelinhas sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza. Adicionar entre três e cinco palavras-chave que devem ser escritas na linha seguinte, separadas entre si por vírgula e finalizadas por ponto. Deixar 1 linha em branco. Inserir "Quebra de seção contínua".

O Artigo deverá conter Introdução (justificativa implícita e objetivos), Metodologia, Resultados e Discussão (podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras), Conclusões e Referências Bibliográficas.

IMPORTANTE: O uso do papel timbrado do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download.

Modelo de papel timbrado para submissão de trabalhos: Modelo do trabalho na modalidade COMUNICAÇÃO ORAL (*.doc)




MODALIDADE PÔSTER

Submissão em Resumo Expandido de pesquisas concluídas ou em andamento (campo, bibliográfica ou estudo de caso). Para os casos de pesquisa bibliográfica só serão aceitos revisão sistemática ou meta-análise. Os trabalhos serão apresentados no formato de pôster.

ESTRUTURA DO RESUMO EXPANDIDO:

O resumo expandido deverá ser digitado no programa Microsoft WORD 2010 ou inferior, para Windows, utilizando formato A4, deverá ter no mínimo 4 (quatro) páginas e no máximo 6 (seis) páginas, margens superior e inferior de 3 cm, esquerda e direita de 2 cm (incluindo Texto, Tabelas e/ou Figuras e Referências bibliográficas, de acordo com as normas da ABNT).

Título:  letras maiúsculas, negrito, centralizado e regular, fonte TIME NEW ROMAN tamanho 14. Deixar 1 linha em branco após o título.

Autores:  inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), apenas as iniciais em maiúsculas, centralizado e regular, fonte TIME NEW ROMAN tamanho 12. Deixar 1 linha em branco após a indicação de autoria do trabalho.

Afiliação autores:  inserir nome completo da instituição de origem, centralizado e itálico, fonte TIME NEW ROMAN tamanho 10, seguido do e-mail. Deixar 1 linha em branco após a indicação da afiliação.

O Resumo Expandido deverá conter Introdução (justificativa implícita e objetivos), Metodologia, Resultados e Discussão (apresentar os resultados das análises iniciais, quando tratar-se de pesquisas em andamento, podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras), Conclusões e Referências Bibliográficas.

IMPORTANTE: O uso do papel timbrado do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download.

Modelo de papel timbrado para submissão de trabalhos:  Modelo do trabalho na modalidade PÔSTER(*.doc)

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO

CONDIÇÃO PARA A APRESENTAÇÃO DE TRABALHO: Somente serão apresentados os trabalhos aprovados pela Comissão Científica. Autor e coautores devem ter efetuado o pagamento da taxa de inscrição dentro dos prazos estabelecidos.

COMUNICAÇÃO ORAL: A elaboração dos slides para a apresentação sob a forma de comunicação oral é de inteira responsabilidade do autor e/ou coautores. Não há modelo pré-estabelecido.

PÔSTER: A elaboração e confecção do banner para a apresentação sob a forma de pôster é de inteira responsabilidade do autor e coautores.

A apresentação gráfica do pôster deverá ser na forma de painéis, não ultrapassando o limite de 120 cm (altura) por 90 cm (largura), devendo pelo menos um dos autores (devidamente inscrito) permanecer no local de exposição do trabalho durante o horário de apresentação conforme programação.

A informação nele contida deve ser legível a uma distância de aproximadamente 1,5 m, de modo a permitir uma leitura fácil. Devem apresentar os principais aspectos da pesquisa, estando de acordo com o artigo submetido e estruturado da seguinte forma:

  • Na parte superior conter: título, nomes de todos os autores e afiliação institucional.

  • Recomenda-se o uso mínimo de texto e máximo de esquemas, figuras e tabelas.

  • Organizar as informações de modo sequencial: Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões e Agradecimentos (quando aplicável).

DATA E LOCAL: Em data oportuna, a data, o local e horário das apresentações estarão disponíveis para consulta no site do evento.

IMPORTANTE: Não haverá remanejamento de data, local e/ou horário.

TEMPO DE APRESENTAÇÃO E/OU EXPOSIÇÃO:
COMUNICAÇÃO ORAL: 15 MINUTOS
PÔSTER: 2 HORAS.

AVALIAÇÃO

NORMA: A Comissão Científica reserva-se ao direito de somente analisar os trabalhos que sigam as normas e prazos acima estabelecidos.

MUDANÇA DE ÁREA TAMÁTICA E MODALIDADE: A comissão científica reserva-se ao direito de reclassificar a área temática e modalidade selecionada do trabalho enviado de acordo com a avaliação realizada.

RESULTADO DA AVALIAÇÃO: Após a avaliação dos trabalhos pela Comissão Científica, o resultado da avaliação será informado por e-mail ao autor correspondente e disponibilizado no site.

AUTORIDADE:  A Comissão Científica reserva-se ao direito de julgar, aprovar, requisitar correções ou reprovar os trabalhos que por ventura estejam inapropriados.

CERTIFICADO

DATA DE ENTREGA DE CERTIFICADOS: Os certificados serão disponibilizados apenas 15 dias após o encerramento do evento.

FORMATO: Serão disponibilizados apenas no formato on-line no site do evento.

ONDE SERÃO DISPONIBILIZADOS: Na ÁREA DO PARTICIPANTE no ícone DECLARAÇÃO/CERTIFICADOS.

EMISSÃO DE CERTIFICADOS: O CREDENCIAMENTO E ASSINATURA DAS LISTAS DE PRESENÇA DAS ATIVIDADE É OBRIGATÓRIO PARA QUE SEJAM EMITIDOS OS CERTIFICADOS.

IMPORTANTE: Somente autores e co-autores com inscrição concluída terão o certificado de apresentação de trabalho emitido e a publicação nos ANAIS.

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