Esse GT tem como objetivo congregar discussões em torno do ensino de língua e literatura no contexto da relação entre as teorias estudadas no âmbito acadêmico e a prática docente efetivada nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. Norteamos nossas discussões a partir de uma perspectiva sócio-interacionista e da estética da recepção. Desse modo, discutiremos os processos de leitura, letramento literário e escrita num ambiente escolar que permita a formação dos alunos para o pleno exercício da cidadania. Compreendemos que a escola precisa prepará-los para interagir na sociedade de forma crítica e transformadora. Isso exige pensar esses três processos no universo interdisciplinar, no qual efetivamente leitores e escritores estão inseridos e interagem através da linguagem. Assim, esse GT acolhe trabalhos voltados para o ensino de língua e literatura na escola com foco na leitura, letramento literário e escrita, e para o redirecionamento do ensino de gramática, no sentido de que o ensino desta disciplina ultrapasse os limites da frase isolada para a abordagem da gramática contextualizada.
Coordenador(a):
Maria de Fátima de S. Aquino
Iara Francisca A. Cavalcante
Tatiana F. Santana
Marcelo Medeiros da Silva
Auríbio Farias